Estamos todos constantemente estudando, obtendo novas habilidades. Por exemplo, ontem eles não sabiam como assar uma torta de maçã, mas hoje eles aprenderam. Tendo transformado esse princípio de vida em tecnologia, os professores começaram a usá -la no trabalho com crianças de crianças. No entanto, o método ABA é universal, diz o psicólogo Natalia Manelis, os pais da criança mais comum podem usá -lo.
A análise aplicada do comportamento da análise de comportamento aplicado em inglês (ABA) é um método que ajuda a mudar o comportamento de uma pessoa: adquirir novas habilidades, reduzir ou eliminar formas indesejáveis de comportamento. O método é baseado na teoria da aprendizagem desenvolvida pelo psicólogo Burrhus Skinner. De acordo com essa teoria, o processo de aprendizagem pode ser descrito por uma fórmula: o incentivo anterior causa comportamento e consequência.
Por exemplo, uma criança vê um doce em uma loja (estímulo), grita e corre para o chão (comportamento), ela compra um doce (conseqüência). Outra situação é possível, ou melhor, outra consequência – eles não compram doces. Ou (mais uma conseqüência) – a criança é punida por mau comportamento. Que tal isso diz a teoria de aprender Skinner? Se você ainda comprou um doce, é provável que na próxima vez que a criança grite e chore novamente. Nos outros dois, quando ele foi ignorado ou punido, o comportamento mudará – ele chorará menos ou não. A motivação também afeta o comportamento – se a criança não quiser um doce (ele foi alimentado com doce com antecedência), ele não gritará na loja para obtê -lo. Conclusão: Ao mudar de incentivos e consequências, você pode mudar o comportamento de uma pessoa, fortalecer o que é necessário ou reduzir o que interfere com.
No primeiro conhecimento do método Ava, parece que os professores estão envolvidos em treinamento. A criança executa a ação e recebe um tratamento. Isso se deve ao fato de que as crianças autistas geralmente são difíceis de motivar algo diferente de guloseimas. Mas os pais não compram sorvete para a criança se ele tiver uma boa marca? A comida é um ótimo motivador para a maioria dos adultos. Em geral, o fornecimento de consequências agradáveis após o comportamento desejado é muito encontrado em nossas vidas: louvor aos pais, boas notas na escola, um bônus ou aumento de salários. Em geral, tudo isso também pode ser chamado de treinamento, mas geralmente isso não ocorre. Acontece que não há nada incomum no "treinamento". Além disso, este método funciona. Ele descreve em detalhes os procedimentos com os quais podemos mudar o comportamento de uma pessoa e qualquer: uma criança, um adulto, saudável ou com desvios. O método ABA funciona se uma pessoa quiser reduzir o peso ou parar de fumar, ele é usado para treinar e trabalhar com a equipe, além disso, nós o usamos (ou seus elementos), criando filhos e nem mesmo perceber.
Sobre o especialista
Natalia Manelis-psicóloga, vice-chefe do Centro de Exceção Psicológica, Médica e Social de Crianças e Adolescentes, editor-chefe da revista Autism and Development of Development.
"Dê -me uma maçã"
Existem duas tarefas em trabalhar com autistas. Para desenvolver e portuguesa – farmacia fortalecer seu comportamento adaptativo (tudo o “bom”), reduza e remova o comportamento mandativo (gritos, agressão, auto-estimulação, quando a criança pronuncia alguns sons monótonos ou faz movimentos monótonos e nenhum outro no momento).
Como fazer isso? Voltamos à fórmula – estímulo, comportamento, consequência. Para que o comportamento seja corrigido, algo agradável deve acontecer depois dele. Por exemplo, há uma tarefa que uma criança que não usa um discurso para expressar um pedido (embora possa falar), mas grita, puxa a mão ou leva o que ele precisa, ele mesmo, começou a expressar seus pedidos com palavras. Nessas situações, o professor, percebendo o que exatamente a criança quer no momento, pronuncia a frase desejada (por exemplo, "Dê uma maçã") e depois que a criança a repete, ele recebe uma maçã. Gradualmente, o adulto reduz a dica (pronuncia apenas o começo da palavra, fala em um sussurro. ). Incentivo (conseqüência que aprimora o comportamento) neste caso é o recebimento do desejado (Apple). Falta de encorajamento (eles não dão uma maçã) nos casos em que a criança grita em vez de pronunciar a frase desejada, leva a uma diminuição em tal comportamento.
Apenas obrigado
Pergunta: Por que uma criança comum cumpre nossos pedidos? Porque, em resposta, elogiamos, abraçamos, nós o beijamos – essa reação é chamada de recompensa social. É significativo para uma criança comum, mas longe de sempre – para crianças autistas. Quando eles ainda não começaram a trabalhar com eles, geralmente existem autonomamente e não significam nada para eles, a alegria ou o beijo de alguém … portanto, todo um sistema de incentivos foi desenvolvido no trabalho com autistas-quê para fazer uma criança autista agradavelmente. Não necessariamente doces, embora esse método seja frequentemente usado. Além disso, um Ava desenvolveu um sistema inteiro com o qual você pode tornar o incentivo social se tornar significativo para uma pessoa autista. Isso permite que os psicólogos se afastem gradualmente do incentivo com a ajuda de um jogo ou "doces" para a recompensa social.
A Ava é pensada e o sistema de punição. A primeira lei é fazer tudo para fazer sem eles. Se você usar o método corretamente, a punição não será necessária. Por exemplo, você sempre pode ignorar reações indesejáveis. Se a criança gritar, e o adulto não perceber, no futuro, esse comportamento será menos reproduzido, porque não faz sentido. Outra regra importante não é tanto para punir os indesejáveis, por exemplo, incentivar o desejado. Por exemplo, compre um filho de doces apenas se ele se comportar dentro da estrutura das regras e acordos.
De onde vem o mau comportamento
O comportamento indesejável da criança sempre tem uma meta ou função. Três deles são obter o que você deseja, evitar algo desagradável (complicado, chato), atrair a atenção entre crianças comuns. Por exemplo, as crianças brincam bem, os pais estão envolvidos em seus negócios;As crianças começaram a brigar, os pais vieram correndo. Isto é: as crianças necessárias para atrair atenção, e elas fizeram.
Outra situação: as crianças evitam atividades desagradáveis. O que Ava oferece para este caso? O primeiro é criar uma situação para que a criança comece a se envolver. É necessário reduzir acentuadamente a dificuldade – dar tarefas simples e incentivar. O princípio da "palavra de areia" funciona bem. Escolha três tarefas: a primeira é muito simples, a segunda é a mais desagradável e difícil para a criança, a terceira é a mais agradável. Primeiro – é fácil para ele começar. Além disso, ele sabe que a terceira tarefa é a mais agradável, e ele tem um motivo para fazer rapidamente um segundo, complexo. É importante antes de começar a se envolver, dê a ele um plano de trabalho para que ele saiba o que o espera e quando o tormento vai acabar. O plano pode ser escrito ou dado na forma de imagens se a criança não souber ler.
O comportamento indesejado é frequentemente usado como um meio de comunicação, especialmente quando a criança não tem discurso oral – ele não pode falar. O primeiro objetivo ao trabalhar com essas crianças é dar -lhes um meio de comunicação. Para isso, o aprendizado é frequentemente usado métodos alternativos de comunicação usando gestos ou imagens.
Gestos raramente são usados - é difícil e nem sempre claro para os outros. Mais frequentemente são usados cartões em quais itens ou ações são desenhadas. Para que a criança possa expressar um pedido e até fazer sugestões – "Eu quero andar de colina com minha avó". Assim que as crianças aprendem comunicação alternativa, seu comportamento melhora imediatamente. Por que? Imagine que ninguém te entende. Você tem apenas dois anos, se precisar de algo, ou leve você mesmo. É assim que geralmente acontece em uma família com uma criança autista: ele grita o tempo todo e sobe em todos os lugares. O que os pais estão fazendo (e eles não têm opções)? Eles organizam o meio ambiente para que a criança possa conseguir tudo. E então a criança não precisa de um adulto, ele não tem um motivo para recorrer a outra, o que significa que a autização está crescendo. Quanto mais cedo ele receber um meio de comunicação ou aprender discurso, melhor ele se comporta, além disso, ele tem um motivo para interagir com outras pessoas.
Psicologias convites
- Sobre o projeto
- Regras para uso
- Publicidade no site
- Contrato de usuário
- Regras para a participação em competições
© 2006-2022 Network Edition "Psicologias.RU – O site oficial da Psychologies Magazine (Psycholojis)", Shkulev Media Holding / Ooo "Shkulev Media Holding".
Certificado de registro da mídia EL No. FS77-82353, emitido pelo Serviço Federal para Supervisão de Comunicações, Tecnologias da Informação e Comunicação de Massa (Roskomnadzor) 23 23.11.2021.
Todos os direitos estão protegidos. Qualquer reprodução dos materiais do local sem a permissão do Escritório Editorial é proibido. 16+